100 anos de Bauhaus 1919 – 2019

Foto Maristela Pimentel Alves

No próximo ano, 2019, comemora-se os 100 anos da fundação da escola Bauhaus. Criada em 1919, na Alemanha do pós Primeira Guerra Mundial, a Bauhaus unificou disciplinas como arquitetura, desenho industrial, pintura e escultura e revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto.

Desde lá, a Bauhaus divulgou e expandiu sua rede e trocou ideias com os setores criativos na Alemanha e pelo mundo, espalhando seu estilo por meio de muitos adeptos e admiradores.

Por isso mesmo, ao comemorar seu centenário, a escola decidiu abrir um “olhar global” para o projeto, mostrando todo o impacto sem precedentes e descobertas interessantes que a Bauhaus produziu.

Esta comemoração será marcada por exposições que analisam a história da recepção da Bauhaus no mundo e o Brasil está envolvido nete grande projeto de comemoração. A mostra itinerante “Bauhaus Imaginista” percorrerá quatro países e chegará em outubro ao Brasil.

“A série de exposições e eventos bauhaus imaginista destaca o impacto e a recepção da Bauhaus no contexto das principais mudanças geopolíticas do século XX.

A Bauhaus entrou em contato com instituições de muitos países, onde encontrou movimentos semelhantes que surgiram independentemente dela, e isso deu à própria Bauhaus fortes estímulos. A partir de março de 2018, a exposição internacional e projeto de pesquisa bauhaus imaginista explora essas interconexões. Quatro exposições desenvolvidas separadamente serão exibidas em museus de arte e design e instituições no Japão, China, Rússia e Brasil. As exposições são organizadas em conjunto com os Goethe-Institut locais e complementadas por eventos como workshops e simpósios na Índia, nos Estados Unidos, no Marrocos e na Nigéria. De março a junho de 2019, a bauhaus imaginista estará unida sob o mesmo teto para uma visão abrangente no Haus der Kulturen der Welt (HKW) em Berlim.

Os curadores e diretores artísticos da bauhaus imaginista Marion von Osten e Grant Watson estão desenvolvendo o projeto em cooperação com uma equipe de pesquisadores internacionais, artistas e designers. A bauhaus imaginista se concentra no diálogo recíproco e intercâmbio entre a Bauhaus, seus alunos e professores com modernismos não europeus. A pedagogia e a prática de design da Bauhaus espalharam-se pelo mundo inteiro através de uma rede integrada e desenvolvida em diversos contextos sociais e culturais. Corresponde aos movimentos locais de arte e design, bem como aos processos de descolonização. Pela primeira vez nessa escala, a bauhaus imaginista explora a história global da Bauhaus, cujos efeitos continuam até hoje.

A bauhaus imaginista é uma colaboração entre a Cooperação Bauhaus Berlin Dessau Weimar, o Goethe-Institut e a Haus der Kulturen der Welt. O projeto de pesquisa com suas diferentes estações de exposição está ocorrendo no centenário da fundação da Bauhaus. Será reforçada com perspectivas internacionais dos Goethe-Institutes e amarradas como parte de “100 Years of Now” em Berlim, no Haus der Kulturen der Welt. A bauhaus imaginista é possível graças a fundos do Comissário do Governo Federal para Cultura e Mídia. A Fundação Cultural Federal Alemã está apoiando a exposição em Berlim e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha nas estações no exterior.

Parceiros de mídia são 3sat e Deutschlandfunk Kultur. Parceiros no exterior são os Goethe-Institut na China, Nova Delhi, Lagos, Moscou, Nova York, Rabat, São Paulo e Tóquio, além do Le Cube – sala de arte independente (Rabat) e outras instituições. A bauhaus imaginista é realizada em colaboração com o Museu de Design da China (Hangzhou), a Instituição Administrativa Independente do Museu Nacional de Arte / O Museu Nacional de Arte Moderna de Kyoto, o Museu Garage de Arte Contemporânea (Moscou) e o SESC São Paulo.”

Para continuar lendo e acessar a programação, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *