Imagem destacada: CC BY-SA 4.0
Dizem que nos sistemas totalitários de governo existe uma tendência em transmitir suas ideologias por meio da arquitetura, principalmente de edifícios e espaços públicos, e criar um estilo que se identifique como o regime. Dizem também que nas democracias pluralistas isso não é tão evidente e que, portanto, podem surgir várias tendências arquitetônicas. Isso a República de Weimar comprova. Esse período assim denominado significou a primeira experiência democrática da Alemanha e foi de 1918 (no dia 9. novembro de 1918 foi a proclamação da república, a constituição de Weimar entrou em vigor em 14 de agosto de 1919 e constituiu o império alemão como uma república federal) até 1933 (no dia 30 de janeiro de 1933 ocorre a entrada do nazismo no poder). Durante esses anos não se adotou nenhum estilo governamental único e emergiram várias formas de expressão na arquitetura. Um deles, que surgiu nessa época, foi a arquitetura expressionista. Pelo o que eu pude observar, as características comuns as edifícos desse estilo de construir são: construídas no mesmo período, uso frequente do tijolo aparente vermelho, algo nas formas das aberturas como um arco ogival mais pontudo, formas que expressam a emoção dos arquitetos,… O expressionismo na arquitetura teria surgido mais tarde do que nas outras artes.
Depois desse surgiram muitos outros estilos a serem comentados em outros posts.
Os edifícios abaixo foram construídos por corpo público, empresárial e religioso.
Foto destacada: O Ullsteinhaus, no sul de Berlim, no bairro de Tempelhof é um monumento arquitetônico do expressionismo e foi construído entre 1925 a 1927. Projeto do arq. Eugen Schmohl.
Em 1922 Berlim recebeu seu primeiro arranha-céu, longe do centro da cidade e nas instalações da firma Tegeler Borsigwerke. Lá está hoje como uma das últimas relíquias de uma era industrial passada. Tudo ao redor foi demolido. A base da torre de 65 metros de altura é de 20 a 16 metros. Ela foi,portanto, um edifício para fins privados.
A Areas Berlin promove mais um curso em julho de 2018.
Para mais informações, clique no link
Architecture and Landscape in Changing Times: Berlin experiences – July 15-20, 2018