Grupo de arquitetos da Portobelo aqui em Berlim

Nos dias 10,11 e 12 de maio eu tive o prazer de guiar em Berlim o grupo de arquitetos da equipe de criatividade da Portobelo.

Foram 3 dias intensos, que começavam bem de manhã e iam até terminar o dia. Mostrei, contei e conversei sobre a arquitetura presente aqui em Berlim. Além dos aspectos construtivos dos mais variados projetos, dos inúmeros profissionais internacionais e alemães, que ergueram suas obras por aqui, pude também tratar do urbanismo e da paisagem da cidade.

É um grupo com profissionais muito experientes e todos mostraram muito interesse pelo tema arquitetura e urbanismo de Berlim, principalmente pela relação do desenvolvimento urbano e da arquitetura no pós-guerra e no periodo pós queda do muro e reunificação. São dois momentos de enorme impacto nas estruturas da cidade, mas que também ofereceram chances de um novo fazer urbano.

Visitamos edifícios como o Reichstag (Parlamento), cuja reforma e a construção da sua magnífica cúpula são de responsabilidade do arquiteto inglês Norman Foster; o edifício anexo do Museu da História da Alemanha, do arq. chinês- americano Ieoh Ming Pei, autor da reforma e da polêmica pirâmide do Louvre; a embaixada do Mexico dos arquitetos, Teodoro Gonzáles de Leon e Francisco Serrano; o antigo aeroporto de Tempelhof com seu atual uso como parque e sua relação com o debate sobre o processo de gentrificação na cidade.

Pude também apresentar o projeto integrado de retensão, uso e destinação da água de chuva no complexo da Mercedes-Benz e Chrysler. As nossas visitas ao museu Judaico e ao Neues Museum (Museu Novo) foram muito proveitosas, pois os participantes puderam ter contato com o projeto de Daniel Libeskind, onde a história dos judeus na Alemanha é contada por meio de espaços, superfícies, planos, luzes e sombras. No Neues Museum, os participantes puderam experimentar um conceito de restauração digno e respeitoso com a substância do edifício que sobreviveu aos bombardeios da segunda guerra mundial e ao abandono de 1945 até 2003, bem como com a Carta de Veneza de 1964 sobre restauro.

Foram dias intensos e de muito aprendizado dos dois lados: do deles que não conheciam Berlim e o meu, por saber como um grupo de arquitetos contribui para a criação de uma nova linha de resvestimentos, como vêm buscar inspiração aqui, do outro lado do oceano.

20190511_094608

20190511_152951

Contamos com a presença do Jornalista Pedro Andrade do programa “Pedro pelo Mundo”.

20190510_144903

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *