Arquitetos: David Chipperfield Architects, London/Berlin
O Neues Museum ficou fechado por sessenta anos. Depois de ser seriamente danificado na guerra, ficou por décadas exposto ao vento e ao tempo como uma ruína. Em outubro de 2009 o edifício foi aberto ao público novamente. De acordo com os planos do arquiteto londrino David Chipperfield, o edifício que foi projetado pelo arquiteto da corte prussiana Friedrich August Stüler e construído entre 1843 e 1855, foi restaurado por meio de um belo trabalho arqueológico. Sempre que possível, foi obtido o material original e os buracos de bala permaneceram visíveis. Elementos modernos são vistos apenas onde o edifício perdeu parte de sua substância original de forma irrecuperável.
Depois de onze anos de planejamento e seis anos de construção, de vencer obstáculos tais como petições contra a construção e de financiamento, o museu foi aberto como o terceiro dos cinco na Ilha dos Museus e faz um enorme sucesso desde a sua reinauguração.
Já no dia da porta aberta, em março de 2009, quando o Neues Museum foi aberto pela primeira vez ao público depois da reforma e ainda sem exposições, por dois dias, ele foi visitado por 35.000 pessoas. Até hoje é ininterrupta a corrente de visitantes do museu, com o seu busto da Nefertiti mundialmente famoso. A construção já recebeu vários prêmios, como o Berlin Prêmio BDA 2009. Aqui um dos comentários do júri: “A reconstrução do Neues Museum é uma parte da marca significativa da cidade através de edifícios culturais e lugares que são parte da memória coletiva da capital. Por outro lado, ele é uma contribuição convincente para um caminho além da pura reconstrução. Porque a tentativa de deixar visível, por meio da repetição da forma histórica, como se nada tivesse acontecido, seria a-histórica.”.
O edifício restaurado venceu ainda 3 prêmios nacionais: O prêmio de inovação da Associação alemã da indústria do turismo, o Architekturpreis Berlin e o prêmio especial da Associação dos Arquitetos de Berlin. A partir da revista de viagens americana “Travel + Leisure”, foi nomeado “Melhor Museu 2010”. Em 2011 ele foi homenageado com o “Mies van der Rohe Award 2011” – acrescentou ainda o prêmio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea.
Fotos Areas Berlin
Link para o texto original:http://www.detail.de/artikel/neues-museum-in-berlin-2009-810/
VEJA TAMBÉM O PROGRAMA DO CURSO “ARQUITETURA E PAISAGEM EM TEMPOS DE MUDANCAS – AS EXPERIÊNCIAS DE BERLIM”. AQUI