No ano passado, foi a primeira vez que levei um grupo para visitar o edifício da nova sede da Agência Ambiental Federal (UBA), que foi inaugurado em 11 de maio de 2005. Depois da visita às dependências da Bauhaus, em Dessau, fomos andando por 10 minutos até lá.
A visita à Bauhaus foi parte do evento “Semana de Arquitetura e Paisagem Urbana em Berlim 2017 – Programa”, realizado em julho e o grupo era misto de arquitetos formados e estudantes.
Uma funcionária esperava por nós e apresentou o edifício durante uma hora meia. Os participantes receberam muitas informações sobre o sistema energétido e sobre a coleta e uso da água de chuva pecipitada alí. Depois da visita interna, fizemos um reconhecimento da parte externa e das edificações vizinhas.
O responsável pelo projeto foi o escritório de Berlim Sauerbruch Hutton, que ganhou o concurso em 1998. No projeto são contemplados princípios de construção compatíveis com o meio ambiente e com a saúde. Os arquitetos desenvolveram um edifício principal curvo, em forma de meandro, que conecta os edifícios industriais existentes na propriedade com a estação ali perto, a Wörlitzer Bahnhof.
Depois, ali perto, tomamos o trem de volta e em uma hora e meia estávamos de volta em Berlim.